A polidactilia é uma deformidade congênita que ocorre na mão ou no pé. É o acréscimo de um dedo sempre perto do polegar ou no dedo mínimo. De acordo com o especialista em ortopedia e traumatologia A polidactilia é uma deformidade congênita que ocorre na mão ou no pé. É o acréscimo de um dedo sempre perto do polegar ou no dedo mínimo. De acordo com o especialista em ortopedia e traumatologia Guttemberg Cruz, quanto mais rápido a criança for ao especialista melhor será o tratamento.
A cirurgia de remoção dos dedos extranumerários é simples e normalmente não tem complicações pós-cirúrgicas. Se forem dedos que não apresentam ossos, podem ser extraídos logo após o nascimento do bebê.
Essa anomalia não causa dores, alguns sofrem em calçar sapatos por conta do dedo a mais. Outro problema que as crianças enfrentam e que deve ser evitado é o psicológico. Muitas crianças sofrem bullying e isso pode afetar em diversas áreas da vida principalmente o escolar “O índice de ausência nas escolas é muito alto. As crianças sofrem psicologicamente por ver em sua mão um dedo extra, levando a não freqüentar locais populosos, elas acabam ficando tímidas e retraídas”. Diz o Dr. Guttemberg Cruz.
O Dr. Guttemberg Cruz atualmente faz parte do corpo clínico do Hospital SOS Mão e ortopedia. Ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, especialista em ortopedia e traumatologia pela Associação Médica Brasileira e especialista em reconstrução e correção de deformidades ósseas pelo método de ilizarov.